Bom Dia, hoje 28/11/2021 - 0:39:22
 

Rondônia se prepara para ser referência em gestão educacional

13/08/2013   22:39

Em cumprimento ao compromisso assumido pelo governador Confúcio Moura de modernizar a gestão educacional no Estado, objetivando a melhoria dos resultados em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), uma equipe do Instituto de Aperfeiçoamento Gerencial da Empresa Falconi Consultores e Resultado apresentaram, nesta terça-feira (13), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Velho, as duas equipes que irão trabalhar durante 18 meses auxiliando a estruturação do sistema para que Rondônia se torne referência em gestão educacional.

A apresentação foi feita ao governador e à secretária Isabel Luz, com a presença de gerentes, chefes de setores e coordenadores educacionais que irão ser orientados pela equipe da Falconi para a melhoria dos resultados, inclusive com relação a despesas.

A coordenadora do grupo de trabalho, Isabela Murici, explicou que a proposta da empresa, instituída pelo professor Vicente Falconi, em Nova Lima (MG), e que é hoje líder em resultados em vários Estados brasileiros, contando com mil consultores, é fortalecer o método e o sistema de gestão da educação rondoniense, tendo como foco o alcance de metas, por entender que uma organização eficiente contribui com uma sociedade melhor. “Acreditamos que o sucesso depende da liderança, conhecimento gerencial e conhecimento técnico; e que a transferência de conhecimento só existe na prática, ou seja, ensinamos fazendo, com o desafio de atender às necessidades nos prazos e realidade orçamentária”, disse, completando que todo o trabalho é acompanhado de perto pelo professor Falconi e que o conselho administrativo da empresa é formado, em sua maioria, por empresários bem sucedidos, o que reforça a garantia dos resultados.

Ainda segundo a coordenadora, o trabalho consiste na revisão de processos para a estruturação organizacional, mapeamento das despesas, acompanhamento dos indicadores do plano de ação, introdução ao ensino à distância, instituição da rede de ensino integral e implantação de escolas rurais. As iniciativas já realizadas pelo Governo da Cooperação, a exemplo do ensino integral, serão avaliadas, conforme adiantou Isabela.

Sobre os resultados obtidos pelos estados auxiliados pela empresa, Isabela citou o Rio de Janeiro, que conseguiu sair da 23ª posição para a 15ª no Ideb referente ao Ensino Médio, enquanto que Pernambuco melhorou a posição no Ensino Fundamental. 

“Por que a iniciativa privada faz e o público só fica na promessa, deixando a desejar? Como vamos falar em desenvolvimento se não temos técnicos capacitados, se nossa juventude está abandonando os estudos?”. Com esses questionamentos, o governador explicou o porquê de contratar uma empresa líder em resultados em estados como o Ceará e Pernambuco, que ele mesmo fez questão de conhecer antes de tomar posse com o intuito de tentar mudar o quadro de Rondônia, onde a mão de obra local recebeu os menores salários  durante a construção das usinas no rio Madeira justamente por não ser capacitada. “Temos que estar focados em resultados com metas, pois de nada adianta investirmos grandes valores, se nossos técnicos não estão preparados e os alunos estão desmotivados”, completou.

Levantamento

A contratação da empresa ocorreu após levantamento detalhado da situação educacional, realizado durante quatro meses pelo superintendente de Licitações, Márcio Gabriel, e o adjunto Francisco Lopes, baseado em dados do IBGE, Seduc e estudo do auditor aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Hugo Pessoa. “Nesse levantamento avaliamos os problemas e o que pode ser feito para solucionar, trabalho esse que será complementado pela equipe da Falconi, que não veio fazer o aluno melhorar os resultados, mas orientar a equipe da Seduc como obter esse resultado, além de promover a integração das escolas rurais com as urbanas”, explicou o titular da Supel, reforçando que o foco é a melhoria do Ideb e Enem. 

Ainda compõem a  equipe da Falconi, os consultores Tiago Giannini, Daniela Francisca, Mônica Moreira e Danilo Medrado.

 

Fonte: DECOM/RO


 
Publicidade