Boa Tarde, hoje 05/12/2020 - 15:39:38
 

OUTUBRO ROSA: Unidade de saúde abriu no sábado para atender mulheres

19/10/2020   19:29

 

Ações de prevenção e promoção da saúde das mulheres foram realizadas na USF Renato Medeiros

 

O sábado (17) foi dia para as mulheres cuidarem da saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, que abriu suas portas para oferecer diferentes serviços de prevenção e promoção da saúde feminina, numa ação voltada para a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

 

O foco da ação foi oferecer atendimento para mulheres que possuem rotina de trabalho corrida e, pelo fato de trabalharem fora, não conseguem procurar a unidade de saúde durante a semana. Foram disponibilizadas consultas médicas, ginecológicas e odontológicas. Também realizados exames papanicolau, que previne contra o câncer de colo de útero, e bacterioscopia, que identifica infecções bacterianas, além de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A sala de vacina da unidade também esteve aberta para a atualização das vacinas das mulheres.

 

Segundo a diretora da unidade, Raimunda Franklin, todos os anos a equipe se reúne para a realização desta ação, que em 2020 atendeu 200 mulheres. Os atendimentos ocorreram das 8h às 14h e para evitar aglomerações foram agendados pouco mais de 25 atendimentos por hora.

 

A doméstica Isabel Ramos foi uma das atendidas nas primeiras horas da ação. Ela trabalha de segunda a sexta-feira e para buscar atendimento precisa faltar no trabalho. Como a unidade abriu no sábado, foi a oportunidade que faltava para conseguir a consulta.

 

Isabel tem 54 anos e costuma realizar os exames preventivos anualmente. Esse ano, por causa da pandemia, ainda não tinha realizado o exame preventivo contra o câncer do colo de útero. Além do papanicolau, ela também fez os testes rápidos e ainda pegou encaminhamento para realizar a mamografia no Centro de Especialidades Médicas.

 

Além dos atendimentos de saúde, as mulheres receberam brindes, café da manhã e ainda palestras lúdicas sobre os cuidados básicos com a saúde, ministradas por alunos das faculdades Uniron e São Lucas, parceiras do evento.

 

 

Fonte: Comdecom – PMPV

 

 

 


 
Publicidade