Boa Noite, hoje 03/12/2020 - 19:26:55
 

Curso de Biomedicina da Unesc está entre os melhores do país

23/10/2020   18:01

 

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, divulgou na terça-feira (20) os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade de 2019. O órgão do Ministério da Educação é responsável pela avaliação que mede os aspectos da formação geral e específica dos alunos.

Em todo o país, apenas 512 dos 8.188 cursos que tiveram o desempenho divulgado alcançaram o conceito máximo na avaliação. Entre eles, está o curso de Biomedicina oferecido pela Unesc na unidade de Cacoal. Com conceito 5, em uma escala que vai de 1 à 5, o curso da Unesc está entre os cinco melhores entre as instituições privadas brasileiras. Trata-se do único curso de Biomedicina oferecido em Rondônia e na Região Norte a atingir a nota máxima no Enade.

Segundo reportagens veiculadas na mídia nacional após a divulgação dos resultados do Enade, no Brasil apenas 94 cursos de instituições privadas de ensino superior registraram nota máxima na edição de 2019 e a Unesc orgulha-se por estar entre elas. “Além do conceito 5 no Enade, o curso conquistou nota 5 também no IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado. É uma mistura de sentimentos, euforia, satisfação, de dever cumprido. Saber que as decisões tomadas foram decisões corretas. É preciso agradecer aos colegas docentes, que contribuíram com a formação dos acadêmicos e a todo o suporte da instituição, que resulta neste sucesso. Mas principalmente, é preciso dar os nossos parabéns aos egressos de Biomedicina da Unesc que conseguiram representar tão bem o curso”, enfatizou o coordenador do curso, Diego Oliveira Xavier.

Menos famoso que a avaliação do Enade, que avalia o desempenho dos alunos, o IDD é um dos mais importantes indicadores de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, explica o Ministério da Educação (MEC).

Ou seja, enquanto o Enade avalia o desempenho do aluno, o IDD avalia o curso oferecido pela instituição de ensino superior. Além do IDD nota 05 do curso de Biomedicina, também se destacaram os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Engenharia Civil da Unesc, com nota 04.

 

 

Por: Giliane Perin

Fonte: Ascom/Unesc

 

 

 

 


 
Publicidade