• Latest
110 ANOS EFMM: Patrimônio histórico deu origem ao Município de Porto Velho

110 ANOS EFMM: Patrimônio histórico deu origem ao Município de Porto Velho

1 de agosto de 2022
Sogro mata nora com tiro na cabeça durante briga familiar

Sogro mata nora com tiro na cabeça durante briga familiar

16 de junho de 2025
Motociclista morre após grave colisão com carro no interior de Rondônia

Motociclista morre após grave colisão com carro no interior de Rondônia

16 de junho de 2025
Assessor parlamentar, esposa e proprietário de sítio são encontrados carbonizados na zona rural

Assessor parlamentar, esposa e proprietário de sítio são encontrados carbonizados na zona rural

16 de junho de 2025
POLÍCIA CIVIL PRENDE CONDENADO PELO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL 

POLÍCIA CIVIL PRENDE CONDENADO PELO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL 

16 de junho de 2025
Motorista supostamente embriagado colide com três postes e deixa bairros sem energia

Motorista supostamente embriagado colide com três postes e deixa bairros sem energia

16 de junho de 2025
Luizinho Goebel solicita calçamento no entorno da Escola Wilson Camargo em Vilhena

Luizinho Goebel solicita calçamento no entorno da Escola Wilson Camargo em Vilhena

16 de junho de 2025
Copa Madeirão de Futebol de Várzea

Copa Madeirão de Futebol de Várzea

16 de junho de 2025
Mais de 1.300 veículos conservados estão à venda em cinco leilões do Detran-RO; saiba como participar

Mais de 1.300 veículos conservados estão à venda em cinco leilões do Detran-RO; saiba como participar

16 de junho de 2025
Governo de RO participa do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global

Governo de RO participa do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global

16 de junho de 2025
Arraial no Caps Madeira-Mamoré promove integração e alegria para pacientes e familiares

Arraial no Caps Madeira-Mamoré promove integração e alegria para pacientes e familiares

16 de junho de 2025
Ações do Governo de RO: Detran-RO é finalista do Prêmio ‘Destaques Maio Amarelo 2025’, por um trânsito mais seguro

Ações do Governo de RO: Detran-RO é finalista do Prêmio ‘Destaques Maio Amarelo 2025’, por um trânsito mais seguro

16 de junho de 2025
Fases regionais Mamoré e Noroeste do Joer 2025 têm abertura nos dias 16 e 17

Fases regionais Mamoré e Noroeste do Joer 2025 têm abertura nos dias 16 e 17

16 de junho de 2025
Rondônia no Ar
  • POLÍCIA
  • ENTRETENIMENTO
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • EDUCAÇÃO
  • BIODIVERSIDADE
  • BRASIL
  • DESTAQUE
  • EVENTOS
No Result
View All Result
Rondônia no Ar
No Result
View All Result

110 ANOS EFMM: Patrimônio histórico deu origem ao Município de Porto Velho

David Rodrigues by David Rodrigues
1 de agosto de 2022
in Cultura, Destaque
0
110 ANOS EFMM: Patrimônio histórico deu origem ao Município de Porto Velho
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Ferroviário e historiador falam da construção e da importância da Madeira-Mamoré

É com brilho nos olhos e muito carinho que Antônio Moisés Cavalcante fala dos 110 anos da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Ferroviário há 40 anos, ele celebra, neste dia 1º de agosto, a data de inaugração da ferrovia e do papel dela no surgimento de Porto Velho.

Para Moisés, o surgimento da capital só veio em decorrência da construção da EFMM. Ele entende que ali está o início não só da história do município, mas de todo estado de Rondônia.

O ferroviário conta que não alcançou o auge da Madeira-Mamoré. Ele começou a trabalhar na Madeira-Mamoré em 1982, quando o trem fazia apenas viagens turísticas até a comunidade de Santo Antônio, um trecho de aproximadamente 12 quilômetros.

“Eu era ajudante do seu José Evaristo. O seu Nicanor era o condutor principal da Litorina e me ensinou a trabalhar. Foi uma experiência muito boa e que nos traz muitas saudades”, disse.

Pouco tempo depois, Moisés se tornou o condutor da Litorina e um apaixonado pela Madeira-Mamoré. Tanto que ainda hoje trabalha no complexo da EFMM ajudando a preservar o patrimônio histórico.

“A EFMM é tudo para mim, faz parte da minha vida. Eu vivo mais aqui no pátio da ferrovia do que na minha casa, então ela representa tudo”, afirma.

O ferroviário agradece ao executivo municipal por ter revitalizado o complexo da EFMM. Isso aumentou o seu amor e o desejo de continuar trabalhando no local.

“A minha satisfação de trabalhar na Madeira-Mamoré é imensa. Tenho a satisfação de acordar todos os dias e vir para o meu trabalho, esperando o momento botar a Litorina de volta no trilho, a Kalamazoo e também a Cegonha”, comenta.

HISTÓRIA

De acordo com o doutorando em história Célio Leandro, a origem da lendária ferrovia está no Século XIX, quando a Bolívia tentou emplacar a construção da EFMM, mas acabou desistindo por conta das inúmeras dificuldades.

Anos mais tarde, quando o Brasil conquistou o Acre, através do Tratado de Petrópolis, é que o audacioso projeto começou a se tornar realidade. “Com o Tratado de Petrópolis o Brasil assume a responsabilidade de construir esse grande empreendimento, iniciando em 1905 e tendo sua conclusão em 1912”, explica.

O grande interesse do Brasil era a exportação da borracha, já que na época o País era o maior produtor de borracha do mundo.

OBRA

Com o Brasil no comando da obra, a construção da ferrovia começou a se tornar realidade e uma grande estrutura foi montada. Percival Farquhar, o responsável pelo empreendimento, começou a trazer pessoas de mais de 50 países para trabalhar na EFMM. Com isso, foi montado o primeiro hospital, o primeiro restaurante industrial, energia elétrica e até fábrica de gelo.

“Foi montado todo um grande aparato para recepcionar esses trabalhadores e, a partir daí, deu início a construção dessa ferrovia”, acrescenta.

IMPORTÂNCIA

A grande importância da ferrovia na época da sua inauguração, na visão de Célio Leandro, foi o surgimento da cidade de Porto Velho, já que o ciclo da borracha, seu grande objetivo, estava em decadência, pois os ingleses estavam produzindo a borracha na Ásia.

“Lucro mesmo, de fato, ela só vai dar na década de 1940, quando vem o segundo ciclo da borracha e o Brasil vai investir novamente; novos vagões, novas ferrovias, mas todas as primeiras décadas do seu período de inauguração foram deficitárias”, afirma.

Já atualmente, a importância se dá pelo valor histórico da Madeira-Mamoré. “Pessoas que aqui viveram, que aqui trabalharam, que aqui morreram são as responsáveis por tudo o que somos hoje. A importância da Estrada de Ferro é a origem de Porto Velho”, finaliza.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe também no:
Tags: EFMMPatrimônioPorto VelhoRondôniaRondonianoar
David Rodrigues

David Rodrigues

Rondônia no Ar

Todos os direitos reservados. Rondônia no Ar © 2024

Jornalista Responsavél Luiz Carlos Ferreira – DRT 665 E-mails: rondonianoar@gmail.com Email Comercial: rondonianoar@gmail.com Rua Manoel Laurentino de Souza 2423 bairro Embratel Tel: (69) 998471-7252

  • Editorias
  • Contato
  • Anuncie Aqui
  • Todas Notícias

Siga-nos

No Result
View All Result
  • Editorias
    • Brasil
    • Colunas
    • Destaque
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Eventos
    • Geral
    • Internacional
    • Notícias
    • Educação
    • Polícia
    • Politica
    • Saúde
    • Vídeos
    • Tecnologia
  • Contato
  • Anuncie Aqui
  • Todas Notícias

Todos os direitos reservados. Rondônia no Ar © 2024

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist