O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Unificado (CAOP-UNI), em trabalho conjunto com 25 parceiros, oferece o segundo dia de atendimentos da 9ª edição do projeto MP Itinerante à população do distrito de São Carlos, nesta terça-feira (6/5).
O primeiro dia das atividades aconteceu apenas no período da tarde em função do deslocamento de barco da equipe até o distrito, o que durou cerca de 6 horas. Apesar do atendimento em meio período, a ação alcançou o número de 253 atendimentos aos moradores do distrito e dos vilarejos no entorno. Somados ao segundo dia, totalizam em mais de 750 atendimentos.
Cidadania
As equipes do Ministério Público e os parceiros que acompanham a missão oferecem mais que cidadania, acesso a políticas públicas e à Justiça: oferecem dignidade a uma população que carece dos atendimentos e reside em um local remoto. Dinaíde de Gonçalves Ribeiro, moradora de São Carlos, procurou a ação para fazer a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e disse estar grata à possibilidade de regularizar a documentação na sua localidade. “A gente aqui da comunidade fica muito feliz com o MP Itinerante porque para nós sai caro ir até Porto Velho. Uma investida dessas sai R$200 tranquilo”, reforça Dinaíde.
Aos 74 anos, nascido na Ilha da Brasileira e morador de São Carlos, Luiz Queiroz de Lima buscou o atendimento do MP Itinerante e recebeu acompanhamento preferencial. O morador da localidade elogiou o atendimento do MP Itinerante, em equipes que fazem triagem. “Lá em Porto Velho eu pelejei para fazer a Carteira do Idoso e não consegui. Aqui, expliquei para senhora o que eu precisava, ela me pegou pela mão e levou até onde eu precisava. Rapidinho eu tirei meu documento. Isso é incomparável!”, diz
Próximos atendimentos
As atividades vão até a sexta-feira na região do Baixo Madeira, tendo como programação no Distrito de Nazaré dia 7 de maio, na Escola Estadual Francisco Desmoret Passos e no Distrito de Calama, nos dias 8 e 9 de maio, na Escola Estadual General Osório – ambos das 8h às 17h.
Com a execução das atividades do MP Itinerante, mais uma vez o Ministério Público de Rondônia reafirma o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
FONTE: MP / RO