Belo Horizonte/MG. A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) cumpriram, na manhã desta quinta-feira (8/5), dois mandados de busca e apreensão em residências na região de Santa Luzia/MG, no combate à comercialização ilegal de animais silvestres.
Os mandados, expedidos pela 3ª Vara Federal de Belo Horizonte/MG, foram executados em um imóvel onde foram encontrados e apreendidos: uma tartaruga da espécie Trachemys (animal silvestre), nove cobras — sendo uma píton asiática e oito corn snakes (animais exóticos) —, além de dois aparelhos celulares e um disco rígido de notebook.
Diante da manutenção irregular de espécimes da fauna silvestre e exótica em cativeiro, sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes, o IBAMA lavrou dois Autos de Infração contra o investigado, aplicando multas que somam R$ 4.300,00.
O responsável foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que será encaminhado à Justiça Federal.
Os animais apreendidos foram recolhidos por servidores do IBAMA e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Belo Horizonte/MG.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas