Após 15 anos de atuação, o projeto do Ministério Público de Rondônia (MPRO) voltado à conscientização e ao combate ao preconceito sobre a epilepsia ganhou uma nova identidade visual. Com um design leve e moderno, a marca comunica elementos centrais da iniciativa – como o diálogo, a empatia e as conexões neurais – sintetizando os valores de inclusão, empatia e informação.
Em 2024, o projeto teve a coordenação atribuída à Ouvidoria da instituição, sendo rebatizado como “Ouvidoria de Mãos Dadas com a Epilepsia”. A nova etapa incluiu não apenas a intensificação de ações, mas também a reformulação da identidade visual.
A marca foi desenvolvida pela Gerência de Comunicação Integrada (GCI) e traz, no lado esquerdo, o símbolo da Ouvidoria, representando o canal de diálogo direto com a sociedade.
Ao centro, duas mãos levantadas formam um coração, ícone universal do afeto, que remete também ao compromisso institucional do MP com cada cidadão.
No lado direito, tem-se o cérebro com fios e conexões que remetem à epilepsia, à inteligência, à força e à singularidade de cada pessoa que convive com a condição. Os elementos estão ligados por um fio contínuo, que busca ilustrar o fio da vida, da escuta, do cuidado e da proteção. É ele que une o Ministério Público à causa das pessoas com epilepsia, através de uma atuação responsável, humana e integrada.
“A identidade visual é um gesto público de reconhecimento, respeito e compromisso. É um pacto do Ministério Público de Rondônia com o enfrentamento do preconceito, da desinformação e da exclusão”, afirma a coordenadora do projeto, Ouvidora-Geral do MPRO, Procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel.
A nova identidade visual foi apresentada ao público em solenidade que celebrou os 15 anos do projeto. O evento foi realizado na semana passada, na sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho, com a presença de integrantes do MPRO, servidores, comunidade e colabores da iniciativa.
FONTE: MP / RO