Bom Dia, hoje 28/11/2021 - 1:18:19
 

Pedalando, servidor da SEMMA flagra cobra Cascavel na pista do aeroporto e faz alerta a população que frequenta o local

13/06/2021   10:34

 

Flagra da serpente aconteceu na última quinta-feira
 
Na última quinta-feira, 10, um servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), quando pedalava na pista de acesso ao Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena, se deparou com uma cobra Cascavel. Rafael Fonseca, que é biólogo de formação, mas que na SEMMA ocupa cargo de assessor executivo, filmou e tirou algumas fotos do animal com o intuito de alertar as pessoas que frequentam aquele local.
 
“A Cascavel é uma serpente peçonhenta e pode causar graves acidentes e até levar a pessoa envolvida a óbito. O grande problema é que as pessoas se reúnem ali na pista do aeroporto para fazer festas e outras coisas. Já vi várias pessoas sentadas e até deitadas nas calçadas, o que é um grande perigo, pois naquele local o ambiente é muito propício para o aparecimento de cascavéis”, ponderou Fonseca.
 
Embora haja diversos registros desse tipo de “encontro” naquele ponto específico, muitos deles divulgados pela FOLHA DO SUL ON LINE, até agora não houve nenhum registro de acidente. “Mas, isso pode acontecer, caso as pessoas não tomem os devidos cuidados”, alerta Fonseca.
 
Fonseca lembrou que as cascavéis são controladoras de pragas naturais, como ratos, por exemplo, e que por esse motivo tem grande importância ecológica para o equilíbrio da cadeia alimentar. “Vale ressaltar que ao avistar qualquer serpente não é necessário matá-la; o indicado é deixar que ela siga seu curso; em situação mais ameaçadora, entre em contato com as autoridades competentes, como a SEMMA, Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. São pessoas capacitadas para realizar o manejo correto do animal”, explicou Fonseca, alertando ainda que matar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais com punições de multa e até reclusão.
 
 



 

 

 



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci


 
Publicidade