Bom Dia, hoje 28/11/2021 - 1:49:07
 

TRE-RO é vencedor do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

25/10/2021   22:05

 

O Regional conquistou o 1º lugar na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público com o vídeo “Varal da Democracia”

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia conquistou o 1º lugar na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público com o vídeo “Varal da Democracia” do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (22) e foi transmitida pelo canal do FNCJ no Youtube.

 

Competiram na mesma categoria o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que alcançou o 2º lugar na premiação com o projeto Carta de Mulheres, e em terceiro lugar o Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região (CE) com o projeto Corrida dos privilégios: combate ao trabalho infantil.

 

Durante a premiação, o chefe da Seção de Comunicação Social do TRE-RO, Michel Andrade do Nascimento, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho da Justiça Eleitoral em Rondônia, destacando que a vitória é dedicada à democracia. “Em um ano em que a legitimidade do pleito foi colocada em cheque, várias e várias vezes por ondas de desinformação, nós revelamos a caixa preta das urnas e entregamos os boletins de urnas aos candidatos derrotados numa espécie de varal, e aí titulou-se como varal da democracia”. Por fim agradeceu a equipe e a todos os envolvidos na produção do projeto em nome do presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e a diretora-geral, Lia Maria Araújo Lopes.

 

Como um todo, a Justiça Eleitoral concorreu em nove das 13 categorias da premiação. O TSE foi o vencedor na categoria Mídia Social no projeto Tik Tok. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ganhou na categoria Fotografia com o projeto “Dia E – Um olhar jovem sobre a democracia”.  O TRE-TO foi um dos dois ganhadores na categoria mídia audiovisual – o outro vencedor foi o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) –, com o projeto “Série Urna Eletrônica: Eu conheço! Eu confio!”.

 

Conheça o projeto Varal da Democracia

 

Após uma manifestação pacífica de candidatos derrotados nas eleições municipais de 2020 e, em mais uma ação afirmativa sobre a segurança do processo eletrônico de votação, o TRE-RO disponibilizou as vias físicas dos boletins de urna a todos os candidatos para conferência da veracidade das informações, ocasião em que tiveram a certeza entre a correspondência entre os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados efetivamente inseridos nas urnas.

 

A iniciativa de afirmação da transparência do processo eleitoral revelou-se como destaque entre os Regionais eleitorais, sendo elogiada formalmente pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso. Na fala do Ministro, a ação foi extraordinária e, na medida do possível, poderia ser replicada em âmbito nacional. 

 

 

O Vídeo completo pode ser conferido aqui.

 

 

 

FONTE: TRE-RO

 


 
Publicidade