Trânsito seguro deve ser um compromisso coletivo. Com foco na sensibilização da comunidade, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu na última quarta-feira (14/5), na Promotoria de Justiça de Ariquemes, evento voltado à conscientização social sobre a adoção de uma conduta responsável por parte dos cidadãos, sejam pedestres ou condutores, como forma de promover o uso harmonioso e seguro das vias públicas.
A atividade integrou a campanha Maio Amarelo, mobilização nacional destinada à temática.
O evento foi aberto pela Promotora de Justiça Carolina Sousa Rocha Navarro (8ª Promotoria de Justiça de Ariquemes), que destacou a preocupação e prioridade do Ministério Público para com a segurança no trânsito, destacando a transversalidade da questão, que impacta, diretamente, nos direitos fundamentais à vida, à saúde e à segurança.
“A ideia desta atividade é refletirmos sobre como cada um de nós pode contribuir para a pacificação no trânsito, evitando a embriaguez ao volante, a imprudência e a condução em alta velocidade. Fazer das vias públicas um espaço seguro é um dever de toda a sociedade”, afirmou a integrante do MP, na ocasião.
A programação do evento contou com palestras ministradas por especialistas, que abordaram os principais delitos de trânsito, a importância da adoção de comportamentos responsáveis e os impactos sociais causados por acidentes.
A atividade teve a participação de estudantes, representantes da comunidade, integrantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública de Rondônia, Secretaria Municipal de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
FONTE : MP / RO