A participação de Rondônia no 1º Congresso Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado no período de 6 a 8 de maio, em Brasília, tem como objetivo apresentar os avanços obtidos com o desenvolvimento do Sistema de Planejamento Governamental (SIPLAG), destacando o protagonismo técnico do estado na modernização da gestão pública. Ao expor os resultados da plataforma no aprimoramento da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Rondônia contribui para o intercâmbio de boas práticas entre as unidades da federação, reforçando seu compromisso com a inovação, eficiência administrativa e a responsabilidade fiscal.
A presença no evento, também consolida o reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), alinhado à proposta do Congresso de fortalecer políticas públicas por meio do planejamento estratégico.
Os analistas de sistemas e especialistas em políticas públicas e gestão governamental, integrantes da Sepog, apresentam no dia 8, o artigo “O Sistema SIPLAG como Ferramenta para Aperfeiçoamento da Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias”. O trabalho, assinado por Ariane Dias de Almeida, Jacson Miler Vidal de Souza, Uelerson Oliveira da Silva e Vanderlei Afonso de Carvalho Júnior, integra a programação técnica do evento, que reúne representantes de todas as regiões do país.
A apresentação destaca os avanços conquistados por Rondônia com o desenvolvimento e uso do Sistema SIPLAG, uma plataforma tecnológica criada pela Sepog para integrar, padronizar e automatizar os processos de planejamento orçamentário do estado.
Em especial, o artigo foca no módulo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que substituiu o antigo modelo baseado em planilhas manuais por uma solução digital segura, com validações automáticas, rastreabilidade das informações e integração com sistemas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef/RO). Os resultados incluem a redução de erros, o aumento da produtividade, a preservação da memória institucional e geração de cenários fiscais mais realistas e sustentáveis. A ferramenta fortalece a eficiência, transparência e governança fiscal na Administração Pública estadual.
Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Beatriz Basílio, a apresentação do artigo é um reconhecimento nacional ao trabalho técnico desenvolvido em Rondônia. “A construção do SIPLAG é um marco para a Administração Pública estadual. Ver esse trabalho sendo debatido em um congresso nacional é a confirmação de que Rondônia está avançando com inteligência e compromisso na gestão dos seus recursos”, afirmou.
O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa. “Rondônia mostra mais uma vez sua capacidade técnica ao desenvolver soluções próprias para uma gestão pública eficiente. A apresentação deste artigo intensifica o comprometimento com o planejamento estratégico e a responsabilidade fiscal.”
CONSEPLAN
O Congresso Conseplan Nacional é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, promovido em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, e visa consolidar um espaço permanente de articulação entre os estados, a fim de discutir estratégias conjuntas de desenvolvimento, promover o intercâmbio de experiências e fortalecer as políticas públicas a partir do planejamento.
Fonte
Texto: Maria Luiza Amorim
Fotos: Maria Luiza Amorim e Arquivo Sistema Siplag
Secom – Governo de Rondônia