O Supremo Tribunal Federal (STF) vai receber, até 18h desta sexta-feira (16/5), pedidos de credenciamento da imprensa e de outros interessados em acompanhar as audiências das testemunhas de defesa e de acusação na AP 2668 (Núcleo 1 da ação que apura tentativa de golpe de Estado).
As audiências ocorrerão por videoconferência entre os dias 19 de maio e 2 de junho, conforme horários estipulados nos despachos do relator, ministro Alexandre de Moraes (veja as íntegras no final).
Para a imprensa, será permitido o credenciamento de até dois profissionais dos veículos nacionais que já são cadastrados no STF (ou seja, que já tenham setoristas), além dos veículos internacionais que manifestem interesse. O pedido deve ser enviado até 18h de sexta-feira (16/5) com nome completo e CPF para credenciamento.imprensa@stf.jus.br, com o assunto “AP 2668”.
Outros interessados que queiram acompanhar as audiências devem manifestar o interesse com o envio do nome completo e CPF por meio do email cerimonial@stf.jus.br também até 18h desta sexta (16/5), com o assunto “AP 2668”.
Os credenciados, que deverão retirar os crachás ou os pins no dia 19/5 no térreo do anexo 2B (prédio da Igrejinha), ficarão na sala de sessões da Primeira Turma e acompanharão as audiências por telão, em tempo real. Apenas no dia 28/5, no qual haverá evento na Primeira Turma, a transmissão ocorrerá nos mesmos moldes em outro espaço a ser informado na véspera.
Será proibido gravar e reproduzir qualquer áudio ou imagem das audiências das testemunhas, com base no artigo 210 do Código de Processo Penal, sob pena de responsabilização. Por este motivo, também não será permitido o credenciamento ou o ingresso de fotógrafos ou cinegrafistas.
FONTE : STF