Neste sábado (26), uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) resultou na prisão de um homem flagrado dentro da Estação Ecológica de Samuel (ESEC Samuel), em Candeias do Jamari, por prática de crime ambiental e posse irregular de arma de fogo.
Durante o patrulhamento ambiental, as equipes localizaram o indivíduo no interior da unidade de conservação. Ele admitiu estar no local há anos e ter retornado recentemente, contrariando as normas legais. Com ele, foram apreendidos uma espingarda artesanal, munições de diversos calibres, materiais para recarga e uma camionete possivelmente utilizada nas atividades ilegais.
Arma de fogo e demais materiais encontrados no local
A ocorrência resultou na lavratura de auto de infração ambiental pela equipe da SEDAM e na condução do suspeito por infrações previstas no artigo 52 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no artigo 92 do Decreto Federal nº 6.514/2008, além da posse ilegal de arma de fogo.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança pública e dos órgãos ambientais na defesa das unidades de conservação e no combate às ações que ameaçam a biodiversidade e a ordem ambiental em Rondônia.
FONTE: PM / RO