Uma tentativa frustrada de fuga movimentou a madrugada desta segunda-feira (16) no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. O detento Alan Leandro da Silva, preso na cela 13 do pavilhão R, ficou preso em um buraco feito artesanalmente na parede da cela e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo informações repassadas por agentes da unidade, o buraco foi aberto com o uso de pedaços de forro e materiais improvisados, numa ação articulada entre Alan e outros detentos da mesma cela. O plano de fuga foi interrompido quando Alan tentou atravessar a abertura e ficou entalado, impossibilitando a passagem dos demais.
Diante da situação, os policiais penais acionaram o Corpo de Bombeiros do Acre, que enviou uma equipe até o local para realizar o resgate. Após ser retirado com segurança, o preso foi encaminhado, junto com os outros envolvidos, para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Os detentos devem responder por tentativa de fuga e dano ao patrimônio público. Até o momento, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) não divulgou nota oficial sobre o ocorrido.
Fonte: Ac24horas