• Latest
Manter os cuidados e desenvolver práticas de combate à dengue é um dever coletivo, que toda a população precisa adotar. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no último domingo (19), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre o papel importante que cada cidadão deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Causador das doenças dengue, zika e chikungunya, o Aedes se reproduz justamente nas residências, onde existem lixos domésticos, como cascas de ovo, tampinhas, latas e garrafas vazias, pneus, calhas e outros recipientes, a exemplo de caixas d'água destampadas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer objeto que possa armazenar água da chuva. A partir daí, o vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas infectadas no ciclo humano–vetor–humano. Uma vez contaminado, o indivíduo pode ter sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em Porto Velho, caso o paciente esteja com esses sintomas, ele deve, imediatamente, procurar as unidades de saúde mais próximas para fazer o exame e, caso tenha um diagnóstico positivo, já deve iniciar o tratamento. CONTRIBUIÇÃO COLETIVA A Semusa reforça a importância da população no combate à doença. Exemplo dessa contribuição em favor da vida, Rosângela das Chaves Leite, faz questão de garantir a limpeza do seu quintal para evitar a proliferação do mosquito. “Aqui em casa eu tenho a prática de manter tudo organizado e limpo, primeiro por conta das doenças e também porque eu gosto mesmo de deixar meu espaço limpo. Conviver com higiene é sempre bom, né? Então, eu não deixo recipientes e lixos com água, pois é perigoso”, relata dona Rosângela. Segundo a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, Jussara Alves, essa atitude é importante e serve como exemplo. “O trabalho da Semusa é importante, mas com a população colaborando ficamos muito mais fortes. Entender como o mosquito se desenvolve é importante para todos, então esse trabalho da dona Rosângela é realmente uma atividade brilhante”, destaca Jussara. Neste ano, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 986 casos de dengue foram registrados em Porto Velho. Números que estão bem abaixo de todo o registro do ano passado, quando 1.963 pessoas tiveram a confirmação da doença. Mas, esse dado não expõe a necessidade de relaxar. Essa conscientização da população precisará ser ainda mais reforçada no período que se aproxima, uma vez que começam as chuvas, época líder em elevação dos casos de dengue pelo país. AÇÕES CONJUNTAS Em todo o município, o Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), trabalha com estratégias a fim de evitar o surgimento de novos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Um dos métodos desenvolvidos é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que acontece, pelo menos, quatro vezes ao ano. O objetivo do estudo é mapear quais as regiões com mais risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Castanheira, Cidade Nova, Floresta, Novo Horizonte e Mariana são os bairros onde o estudo apontou maior número de casos positivos de dengue e também lideram o índice de infestação do mosquito. O LIRAa ainda revelou o lixo como responsável por 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, a Semusa elaborou uma estratégia de ação, que vai contar também com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb). “O trabalho será conjunto, pois o combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Porto Velho. Vamos iniciar realizando atividades de casa em casa, promovendo a educação em saúde para a população, que é levar informações sobre a doença e, principalmente, orientando sobre o descarte correto do lixo”, explicou a secretária-adjunta municipal de Saúde, Marilene Penati. Em reunião entre Semusa e Semusb, ficou acordado que a prioridade será iniciar o trabalho nas regiões que apresentam maior índice de casos e infestação. O trabalho consiste em inspeção nos quintais, remoção mecânica dos criadouros, trabalho perifocal, entre outras atividades. PREVENÇÃO Essas atividades têm mais eficácia quando são desenvolvidas por pessoas como a dona Rosângela das Chaves Leite. A subgerente destaca que a limpeza periódica dos quintais feita pelos moradores é a ação mais eficaz no combate à dengue. “São coisas simples, que dá pra gente fazer e que a população precisa entender que o melhor trabalho de combate à dengue é limpeza, que tem que partir do próprio cidadão”, explica Jussara. Confira algumas medidas que podem ser adotadas: 1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios; 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo; 5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas; 6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; 7 – Se for guardar pneus velhos em casa ou borracharias, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; 8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; 9 – Lave constantemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; 10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência; 11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas. Texto: João Muniz Foto: Wesley Pontes/ Semusa Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Dia Nacional de Combate à Dengue reforça a importância dos cuidados para evitar a doença

20 de novembro de 2023
BPTAR conduz quatro suspeitos após denúncia de boca de fumo na zona sul de Porto Velho

BPTAR conduz quatro suspeitos após denúncia de boca de fumo na zona sul de Porto Velho

22 de junho de 2026
Quase 60 minutos sem atendimento: Grave acidente de trânsito entre moto e carro no cruzamento da Sete de Setembro com a João Goulart

Quase 60 minutos sem atendimento: Grave acidente de trânsito entre moto e carro no cruzamento da Sete de Setembro com a João Goulart

22 de junho de 2026
Grave acidente de trânsito entre moto e carro no cruzamento da Sete de Setembro com a João Goulart

Grave acidente de trânsito entre moto e carro no cruzamento da Sete de Setembro com a João Goulart

22 de junho de 2026
POLÍCIA MILITAR FRUSTRA FUGA DE SUSPEITOS APÓS TENTATIVA DE FURTO EM JOALHERIA EM CACOAL

POLÍCIA MILITAR FRUSTRA FUGA DE SUSPEITOS APÓS TENTATIVA DE FURTO EM JOALHERIA EM CACOAL

22 de junho de 2026
FORÇA TÁTICA APREENDE 82 QUILOS DE DROGAS, PISTOLA E MUNIÇÕES DURANTE A OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO.

FORÇA TÁTICA APREENDE 82 QUILOS DE DROGAS, PISTOLA E MUNIÇÕES DURANTE A OPERAÇÃO CONTRA O CRIME ORGANIZADO.

22 de junho de 2026
Prefeitura intensifica operação de prevenção e fiscalização contra incêndios

Prefeitura intensifica operação de prevenção e fiscalização contra incêndios

22 de junho de 2026
PRF apreende ouro ilegal avaliado em cerca de R$ 10 milhões em Rorainópolis/RR

PRF apreende ouro ilegal avaliado em cerca de R$ 10 milhões em Rorainópolis/RR

22 de junho de 2026
PF apreende mais de 26 kg de drogas no Aeroporto de Porto Velho/RO

PF apreende mais de 26 kg de drogas no Aeroporto de Porto Velho/RO

22 de junho de 2026
OPERAÇÃO MAXIMUS DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO E APREENDE ARSENAL DE OBJETOS SUSPEITOS EM PORTO VELHO

OPERAÇÃO MAXIMUS DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO E APREENDE ARSENAL DE OBJETOS SUSPEITOS EM PORTO VELHO

22 de junho de 2026
Proteção às mulheres avança com rapidez na implementação de políticas públicas

Proteção às mulheres avança com rapidez na implementação de políticas públicas

22 de junho de 2026
Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

22 de junho de 2026
Inscrições para 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia são prorrogadas até 3 de julho

Inscrições para 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia são prorrogadas até 3 de julho

22 de junho de 2026
Rondônia no Ar
  • POLÍCIA
  • ENTRETENIMENTO
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • ESPORTE
  • ECONOMIA
  • SAÚDE
  • EDUCAÇÃO
  • BIODIVERSIDADE
  • BRASIL
  • DESTAQUE
  • EVENTOS
No Result
View All Result
Rondônia no Ar
No Result
View All Result

Dia Nacional de Combate à Dengue reforça a importância dos cuidados para evitar a doença

Rondônia no Ar by Rondônia no Ar
20 de novembro de 2023
in Destaque, Saúde
0
Manter os cuidados e desenvolver práticas de combate à dengue é um dever coletivo, que toda a população precisa adotar. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no último domingo (19), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre o papel importante que cada cidadão deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Causador das doenças dengue, zika e chikungunya, o Aedes se reproduz justamente nas residências, onde existem lixos domésticos, como cascas de ovo, tampinhas, latas e garrafas vazias, pneus, calhas e outros recipientes, a exemplo de caixas d'água destampadas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer objeto que possa armazenar água da chuva. A partir daí, o vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas infectadas no ciclo humano–vetor–humano. Uma vez contaminado, o indivíduo pode ter sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em Porto Velho, caso o paciente esteja com esses sintomas, ele deve, imediatamente, procurar as unidades de saúde mais próximas para fazer o exame e, caso tenha um diagnóstico positivo, já deve iniciar o tratamento. CONTRIBUIÇÃO COLETIVA A Semusa reforça a importância da população no combate à doença. Exemplo dessa contribuição em favor da vida, Rosângela das Chaves Leite, faz questão de garantir a limpeza do seu quintal para evitar a proliferação do mosquito. “Aqui em casa eu tenho a prática de manter tudo organizado e limpo, primeiro por conta das doenças e também porque eu gosto mesmo de deixar meu espaço limpo. Conviver com higiene é sempre bom, né? Então, eu não deixo recipientes e lixos com água, pois é perigoso”, relata dona Rosângela. Segundo a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, Jussara Alves, essa atitude é importante e serve como exemplo. “O trabalho da Semusa é importante, mas com a população colaborando ficamos muito mais fortes. Entender como o mosquito se desenvolve é importante para todos, então esse trabalho da dona Rosângela é realmente uma atividade brilhante”, destaca Jussara. Neste ano, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 986 casos de dengue foram registrados em Porto Velho. Números que estão bem abaixo de todo o registro do ano passado, quando 1.963 pessoas tiveram a confirmação da doença. Mas, esse dado não expõe a necessidade de relaxar. Essa conscientização da população precisará ser ainda mais reforçada no período que se aproxima, uma vez que começam as chuvas, época líder em elevação dos casos de dengue pelo país. AÇÕES CONJUNTAS Em todo o município, o Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), trabalha com estratégias a fim de evitar o surgimento de novos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Um dos métodos desenvolvidos é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que acontece, pelo menos, quatro vezes ao ano. O objetivo do estudo é mapear quais as regiões com mais risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Castanheira, Cidade Nova, Floresta, Novo Horizonte e Mariana são os bairros onde o estudo apontou maior número de casos positivos de dengue e também lideram o índice de infestação do mosquito. O LIRAa ainda revelou o lixo como responsável por 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, a Semusa elaborou uma estratégia de ação, que vai contar também com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb). “O trabalho será conjunto, pois o combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Porto Velho. Vamos iniciar realizando atividades de casa em casa, promovendo a educação em saúde para a população, que é levar informações sobre a doença e, principalmente, orientando sobre o descarte correto do lixo”, explicou a secretária-adjunta municipal de Saúde, Marilene Penati. Em reunião entre Semusa e Semusb, ficou acordado que a prioridade será iniciar o trabalho nas regiões que apresentam maior índice de casos e infestação. O trabalho consiste em inspeção nos quintais, remoção mecânica dos criadouros, trabalho perifocal, entre outras atividades. PREVENÇÃO Essas atividades têm mais eficácia quando são desenvolvidas por pessoas como a dona Rosângela das Chaves Leite. A subgerente destaca que a limpeza periódica dos quintais feita pelos moradores é a ação mais eficaz no combate à dengue. “São coisas simples, que dá pra gente fazer e que a população precisa entender que o melhor trabalho de combate à dengue é limpeza, que tem que partir do próprio cidadão”, explica Jussara. Confira algumas medidas que podem ser adotadas: 1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios; 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo; 5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas; 6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; 7 – Se for guardar pneus velhos em casa ou borracharias, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; 8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; 9 – Lave constantemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; 10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência; 11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas. Texto: João Muniz Foto: Wesley Pontes/ Semusa Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Manter os cuidados e desenvolver práticas de combate à dengue é um dever coletivo, que toda a população precisa adotar. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no último domingo (19), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre o papel importante que cada cidadão deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Causador das doenças dengue, zika e chikungunya, o Aedes se reproduz justamente nas residências, onde existem lixos domésticos, como cascas de ovo, tampinhas, latas e garrafas vazias, pneus, calhas e outros recipientes, a exemplo de caixas d’água destampadas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer objeto que possa armazenar água da chuva.

A partir daí, o vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas infectadas no ciclo humano–vetor–humano. Uma vez contaminado, o indivíduo pode ter sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

Em Porto Velho, caso o paciente esteja com esses sintomas, ele deve, imediatamente, procurar as unidades de saúde mais próximas para fazer o exame e, caso tenha um diagnóstico positivo, já deve iniciar o tratamento.

CONTRIBUIÇÃO COLETIVA

A Semusa reforça a importância da população no combate à doença. Exemplo dessa contribuição em favor da vida, Rosângela das Chaves Leite, faz questão de garantir a limpeza do seu quintal para evitar a proliferação do mosquito.

“Aqui em casa eu tenho a prática de manter tudo organizado e limpo, primeiro por conta das doenças e também porque eu gosto mesmo de deixar meu espaço limpo. Conviver com higiene é sempre bom, né? Então, eu não deixo recipientes e lixos com água, pois é perigoso”, relata dona Rosângela.

Segundo a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, Jussara Alves, essa atitude é importante e serve como exemplo.

“O trabalho da Semusa é importante, mas com a população colaborando ficamos muito mais fortes. Entender como o mosquito se desenvolve é importante para todos, então esse trabalho da dona Rosângela é realmente uma atividade brilhante”, destaca Jussara.

Neste ano, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 986 casos de dengue foram registrados em Porto Velho. Números que estão bem abaixo de todo o registro do ano passado, quando 1.963 pessoas tiveram a confirmação da doença.

Mas, esse dado não expõe a necessidade de relaxar. Essa conscientização da população precisará ser ainda mais reforçada no período que se aproxima, uma vez que começam as chuvas, época líder em elevação dos casos de dengue pelo país.

AÇÕES CONJUNTAS

Em todo o município, o Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), trabalha com estratégias a fim de evitar o surgimento de novos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Um dos métodos desenvolvidos é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que acontece, pelo menos, quatro vezes ao ano. O objetivo do estudo é mapear quais as regiões com mais risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Castanheira, Cidade Nova, Floresta, Novo Horizonte e Mariana são os bairros onde o estudo apontou maior número de casos positivos de dengue e também lideram o índice de infestação do mosquito.

O LIRAa ainda revelou o lixo como responsável por 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, a Semusa elaborou uma estratégia de ação, que vai contar também com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).Manter os cuidados e desenvolver práticas de combate à dengue é um dever coletivo, que toda a população precisa adotar. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no último domingo (19), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre o papel importante que cada cidadão deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Causador das doenças dengue, zika e chikungunya, o Aedes se reproduz justamente nas residências, onde existem lixos domésticos, como cascas de ovo, tampinhas, latas e garrafas vazias, pneus, calhas e outros recipientes, a exemplo de caixas d'água destampadas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer objeto que possa armazenar água da chuva. A partir daí, o vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas infectadas no ciclo humano–vetor–humano. Uma vez contaminado, o indivíduo pode ter sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em Porto Velho, caso o paciente esteja com esses sintomas, ele deve, imediatamente, procurar as unidades de saúde mais próximas para fazer o exame e, caso tenha um diagnóstico positivo, já deve iniciar o tratamento. CONTRIBUIÇÃO COLETIVA A Semusa reforça a importância da população no combate à doença. Exemplo dessa contribuição em favor da vida, Rosângela das Chaves Leite, faz questão de garantir a limpeza do seu quintal para evitar a proliferação do mosquito. “Aqui em casa eu tenho a prática de manter tudo organizado e limpo, primeiro por conta das doenças e também porque eu gosto mesmo de deixar meu espaço limpo. Conviver com higiene é sempre bom, né? Então, eu não deixo recipientes e lixos com água, pois é perigoso”, relata dona Rosângela. Segundo a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, Jussara Alves, essa atitude é importante e serve como exemplo. “O trabalho da Semusa é importante, mas com a população colaborando ficamos muito mais fortes. Entender como o mosquito se desenvolve é importante para todos, então esse trabalho da dona Rosângela é realmente uma atividade brilhante”, destaca Jussara. Neste ano, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 986 casos de dengue foram registrados em Porto Velho. Números que estão bem abaixo de todo o registro do ano passado, quando 1.963 pessoas tiveram a confirmação da doença. Mas, esse dado não expõe a necessidade de relaxar. Essa conscientização da população precisará ser ainda mais reforçada no período que se aproxima, uma vez que começam as chuvas, época líder em elevação dos casos de dengue pelo país. AÇÕES CONJUNTAS Em todo o município, o Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), trabalha com estratégias a fim de evitar o surgimento de novos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Um dos métodos desenvolvidos é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que acontece, pelo menos, quatro vezes ao ano. O objetivo do estudo é mapear quais as regiões com mais risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Castanheira, Cidade Nova, Floresta, Novo Horizonte e Mariana são os bairros onde o estudo apontou maior número de casos positivos de dengue e também lideram o índice de infestação do mosquito. O LIRAa ainda revelou o lixo como responsável por 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, a Semusa elaborou uma estratégia de ação, que vai contar também com o apoio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb). “O trabalho será conjunto, pois o combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Porto Velho. Vamos iniciar realizando atividades de casa em casa, promovendo a educação em saúde para a população, que é levar informações sobre a doença e, principalmente, orientando sobre o descarte correto do lixo”, explicou a secretária-adjunta municipal de Saúde, Marilene Penati. Em reunião entre Semusa e Semusb, ficou acordado que a prioridade será iniciar o trabalho nas regiões que apresentam maior índice de casos e infestação. O trabalho consiste em inspeção nos quintais, remoção mecânica dos criadouros, trabalho perifocal, entre outras atividades. PREVENÇÃO Essas atividades têm mais eficácia quando são desenvolvidas por pessoas como a dona Rosângela das Chaves Leite. A subgerente destaca que a limpeza periódica dos quintais feita pelos moradores é a ação mais eficaz no combate à dengue. “São coisas simples, que dá pra gente fazer e que a população precisa entender que o melhor trabalho de combate à dengue é limpeza, que tem que partir do próprio cidadão”, explica Jussara. Confira algumas medidas que podem ser adotadas: 1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios; 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo; 5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas; 6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; 7 – Se for guardar pneus velhos em casa ou borracharias, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; 8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; 9 – Lave constantemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; 10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência; 11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas. Texto: João Muniz Foto: Wesley Pontes/ Semusa Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

“O trabalho será conjunto, pois o combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Porto Velho. Vamos iniciar realizando atividades de casa em casa, promovendo a educação em saúde para a população, que é levar informações sobre a doença e, principalmente, orientando sobre o descarte correto do lixo”, explicou a secretária-adjunta municipal de Saúde, Marilene Penati.

Em reunião entre Semusa e Semusb, ficou acordado que a prioridade será iniciar o trabalho nas regiões que apresentam maior índice de casos e infestação. O trabalho consiste em inspeção nos quintais, remoção mecânica dos criadouros, trabalho perifocal, entre outras atividades.

PREVENÇÃO

Essas atividades têm mais eficácia quando são desenvolvidas por pessoas como a dona Rosângela das Chaves Leite. A subgerente destaca que a limpeza periódica dos quintais feita pelos moradores é a ação mais eficaz no combate à dengue.

“São coisas simples, que dá pra gente fazer e que a população precisa entender que o melhor trabalho de combate à dengue é limpeza, que tem que partir do próprio cidadão”, explica Jussara.

Confira algumas medidas que podem ser adotadas:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios;
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas;
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
7 – Se for guardar pneus velhos em casa ou borracharias, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
9 – Lave constantemente, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

 

 

 

Texto: João Muniz
Foto: Wesley Pontes/ Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe também no:
Rondônia no Ar

Rondônia no Ar

Rondônia no Ar

Todos os direitos reservados. Rondônia no Ar © 2024

Jornalista Responsável Helber Litelto Araujo – DRT 1351 Formação em Direito e Administração Email Comercial: rondonianoar@gmail.com Rua Manoel Laurentino de Souza 2423 bairro Embratel Tel: (69) 998471-7252

  • Editorias
  • Contato
  • Anuncie Aqui
  • Todas Notícias

Siga-nos

No Result
View All Result
  • Editorias
    • Brasil
    • Colunas
    • Destaque
    • Economia
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Eventos
    • Geral
    • Internacional
    • Notícias
    • Educação
    • Polícia
    • Politica
    • Saúde
    • Vídeos
    • Tecnologia
  • Contato
  • Anuncie Aqui
  • Todas Notícias

Todos os direitos reservados. Rondônia no Ar © 2024

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist